Por Maria Inês Campos

SEGREDOS

mar

Cá pra nós, estamos recebendo milhares de informações a cada segundo, cada uma decodificando uma parte do desconhecido, a cada segundo conhecemos um pouco de algum tema, e de segundo em segundo mergulhamos em um mar de conhecimento que se apreendido e colocado em prática, nos acena com um oceano de paz, sucesso e felicidade.

E é fato que esse mergulho nos trará grandes conquistas pessoais e coletivas. O processo informativo, como já está claramente constatado, é agilíssimo e metaforicamente podemos dizer que somos marujos em mar agitado. Só sobre o tema autoconhecimento temos inúmeros caminhos a percorrer, é preciso saber sobre filosofia, sociologia, metafísica, neurociência, entre outras tantas ciências. Exercitar a reflexão sobre questões pessoais e sociais, meditar e pensar., e ainda desenvolver a nossa intuição.

Vez por outra encontramos com alguém que diz   conhecer o segredo de ser feliz, além de compartilhar esse segredo, quase sempre o abençoado portador de tal graça deixa claro que só depende de cada indivíduo querer. Esse “só depende” me estremece, vejo nele um jogar de responsabilidade no indivíduo que pode gerar um processo de culpa dissimulado e de difícil tratamento.

Com um olhar singelo e um sorriso esboçado , encontramos os portadores dos tais segredos, e com os olhos assustados e com a boca aberta em completo estado de torpor, perguntamos: – Qual o começo? – O que devemos fazer com esse segredo? –

Coleciono alguns mapas e todos indicam onde reside o tal segredo, vai de Hipnose Condicionativa à Física Quântica, passando pela Ressonância Harmônica, pelo Coaching, com pitacos de religiosidade além da Filosofia. Sem contar com Paulo Coelho, Anna Sharp, Jesus, Constelação Familiar, Programação Neurolinguística. Lógico que são conhecimentos mais ou menos aprofundados, alguns até bem rasos, mas juntando tudo acho que segredo, segredo mesmo, é cada um construir o seu caminho, juntar de tudo um pouco e transformar o conhecimento em aprendizado.

Falar ou repetir frases ou teorias é bom, exige conhecimento, mas fazer e sentir frases ou teorias é ótimo porque se constitui em treinamento e o treinamento leva ao aprendizado.

Concluindo: Percebemos que só a verdade liberta, o verdadeiro aprendizado de como os processos ocorrem provocam mudanças comportamentais e individuais facilitando e dando condições de interagirmos com o meio em que vivemos. Até hoje, de tudo o que vi e vivi, o grande segredo é disciplina, disciplina e disciplina. Buscar, compreender, sentir, consolidar e novamente buscar, com disciplina determinação e método parece que é o grande ciclo da vida, o grande segredo para sermos donos de nós mesmos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: