Por Maria Inês Campos

“Grande parte dos empreendedores são megalomaníacos e não veem a hora que sua empresa esteja dominando o mercado.”

Isso é bom ou mau?

Pode ser mau. Começar um projeto achando que é só seguir um mapa para dar certo pode nos levar a um imediatismo destruidor, por outro lado, começar um projeto levando em conta os obstáculos e assim não tendo um “sonho” megalomaníaco pode ser desmotivador, não é?

Nesse caso a  megalomanicidade, (… rsrsrs … Acabei de inventar, digamos que seja licença poética…) pode ser vista como uma mola propulsora que eleva o sonha à capacidade de produzir esperança e onde há esperança há ação. Ação gera reação.Não lhe parece coerente?

Ótimo!

Porque o que não é um PROJETO de vida, profissional, educacional, senão uma sequência de AÇÃO E REAÇÃO MOVIDA PELA ESPERANÇA GERADA POR UM SONHO?

Juro que estou tentando ser o mais clara possível, mas o assunto é complexo.

Resumo da ópera: É PRECISO SONHAR!

O autor do projeto precisa sonhar e precisa envolver todos os atores nesse sonho.

Como Educadora a minha primeira necessidade para estabelecer uma relação profissional é sempre abrir espaço para que o sonho do meu educando seja direcionado, motivado e envolvido pelo meu sonho.

Se eu fosse uma prestadora de serviço, uma paisagista, uma decoradora, por exemplo, eu deveria sonhar e acomodar o meu sonho dentro das características, desejos  e sonhos do meu cliente.

Se eu fosse uma vendedora  teria que dar ao meu cliente uma sensação de sonho realizado com o consumo daquilo que eu vendo, não é?

Isso lhe parece óbvio? Para mim também. Até me parece simplista demais, mas você já parou para observar se é exatamente assim que as coisas acontecem?

Pois bem, definindo produtividade, podemos afirmar que: produtividade é a capacidade que temos de persistir , de maneira flexível, na realização do nosso sonho.

Essa tal persistência, essa insistência, essa tenacidade na construção de um projeto é alimentada pela MOTIVAÇÃO, e motivação é a esperança, velha e boa companheira, com um nome mais técnico e adequado ao mercado de trabalho. (Digo sempre construção e não implantação porque projeto que se preze deve sempre estar sob constante reavaliação e redirecionamento. O objetivo, a meta se mantem, porém, as estratégias, recursos e ferramentas deverão ser flexíveis.)

Como devo fazer para manter minha equipe, meus funcionários e até eu mesma motivada?

Dinâmicas de grupo, músicas, vídeos motivacionais, palavras de ordem… tudo vale, tudo contribui para MOTIVAR MOMENTANEAMENTE.  O SEU PROJETO É MOMENTÂNEO OU VOCÊ O CRIOU PARA O SUCESSO?

Se o SUCESSO é sua meta, então arregace as mangas, prepare-se para alicerçar valores e recomeçar, recomeçar e recomeçar.

De que maneira?

Com disciplina no pensar, no agir, na condução de sua rotina diária.

O processo de coaching apoiado na neurociência é uma ferramenta valiosa na alicerçamento das raízes da motivação permanente.

Pensando sobre isso, responda três questões de maneira bem objetiva:

1-Por onde você vai começar o seu projeto?

2-Como você medirá o seu progresso?

3-Um projeto é sempre algo com objetivos e metas claras, então responda:

Como , de que maneira, quais os critérios que você usará para “quebrar o seu projeto em pequenas partes ( o que é aconselhável para obter sucesso no todo) para uma melhor possibilidade de avaliação e reorganização visando alcançar o objetivo e meta pré-estabelecida?

 

Só para relaxar e motivar

 

Anúncios

Comentários em: "DEFININDO PRODUTIVIDADE" (7)

  1. Nelson disse:

    Vivendo, estando aberto a novos conhecimentos e aprendendo !

    Curtir

  2. valéria disse:

    Precisamos ter uma relação conjunta, falar a mesma língua para obter a produtividade necessária!

    Curtir

  3. Paulo disse:

    Dedicação, comprometimento, através de luta e trabalho, obtendo melhoramento com os alunos e alcançando sua meta desejada.

    Curtir

  4. Precisamos ter comprometimento,é preciso avaliar a qualidade do serviço prestado!

    Curtir

  5. eliene mota disse:

    Gostar de gente, amar o ser humano, carregar a bandeira da educação ou da sua profissão qual for, este é o primeiro passo para desenvolver um bom trabalho. E isso posso falar com propriedade, gosto do ser humano, gosto do que faço e faço com muito amor e por esse motivo sou feliz e procuro transmitir essa energia.

    Curtir

    • É isso mesmo colega, amei as suas palavras!!! Nunca deixe de amar ao seu próximo, pois é assim, com muito amor, que vamos conquistar nossos alunos e mostrar a eles que eles podem ter um futuro melhor!!! Não é fácil amar, mas vamos amar!!!

      Curtir

  6. Jussara disse:

    Um projeto após estudado e planejado deve ser colocado em prática.Penso que em um projeto educacional para “quebrá-lo em pequenas partes”, podemos usar a interdisciplinariedade, que envolve outros colegas e disciplinas e acaba por enriquecê-lo.Durante seu desenvolvimento ele deve ser avaliado de acordo com o andamento, observando as atividades desenvolvidas e as metas que estão sendo alcançadas.Sem perder o foco do objetivo final,mesmo que no decorrer não se alcance o esperado.Porém o importante é desenvolvê-lo e concluílo, pois qualquer trabalho bem apresentado vai proporcionar um aprendizado a todos os envolvidos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: