Por Maria Inês Campos

Pois é… de pensar morreu um burro( às vezes uma burrinha ou uma porquinha rsrsrsrs… ), é um velho ditado popular, e consequentemente, um sábio ditado!!!!

Pensar é bom. O problema é quando pensar implica em “supor”.

Por exemplo: quando uma pessoa não retorna uma ligação ou um email e o NOSSO  “pensar” diz que ela não retornou porque isso ou aquilo…. Isto sem ANTES preguntar para o agente principal que é o OUTRO porque ele não retornou a ligação. Outro exemplo clássico é quando caminhamos pelo achismo, e bem imponentes afirmamos que tal pessoa age de determinada maneira por causa disso, disso e daquilo, o detalhe é que NÓS achamos sem ao menos ouvir o que o OUTRO tem a dizer!! Santa Bárrbara!!!! Ai, ai ai… Pensar é bom , mas imaginar pode ser prejudicial.

Quantas vezes você já se colocou em situação de conflito por supor, imaginar uma atitude ou reação de outra pessoa e, muito do sem graça, perceber que estava enganado? Ou mesmo, quanto já articulou, preparou frases para serem ditas, ou olhares mil e nada acontece?

Imaginamos dentro da cultura que nos é própria, dentro dos nossos padrões comportamentais, dentro das nossas vivências como se o outro pudesse ser uma continuidade de nós mesmos. Quase sempre não passa pelo nosso cérebro que cada um é um, cada ser é único e, portanto, é impossível deduzir ou supor o que o outro pensa e aí nos deparamos

com uma situação muito constrangedora que é a sensação de sermos otários, vítimas de um golpe dado pelo nosso orgulho e vaidade. Quem falou que a gente sabe tudo? De onde tiramos o direito de presupor como anda a emoção  de alguém que não seja nós mesmos?

Nesse Natal se dê um presente –  Evite sofrer por coisas que só existem na sua cabeça. Ouça o outro, não pense muito, solte-se das amarras em que você foi se enroscando durante sua trajetória, dê espaço para que as pessoas possam se aproximar de você e dê vazão à sua emoção, sem medos sem culpas…. Enfim, viva e permita que os outros vivam cada qual do seu jeito, cada um contribuindo com o outro para aprender e ensinar e isso só será possível se tivermos o que trocar,  sendo diferentes um do outro. Não pense aja!!!

Anúncios

Comentários em: "DE PENSAR MORREU UM BURRO……" (3)

  1. Viver, deixar as emoções aflorarem, romper as amarras, agir.
    Que belas metas para 2012.
    Beijos.

    Curtir

  2. Roseli disse:

    OI MARIA

    ADOREI O ARTIGO.
    SABE JA FAZ PARTE DO MEU DIA LER AS SUAS MENSAGENS E COMEÇAR O DIA COM OUTRO MODO DE PENSAR.

    PARABENS

    BJOS

    Curtir

  3. Marcia Arruda disse:

    Belo texto, principalmente nesta época que desejamos ser lembrados e esperamos do outro a iniciativa de ligar, mandar e-mail…….
    Por isso hoje deixarei de “achar” para “encontrar” os amigos queridos. Tô com saudades de voce, te encontro a noite….rs.

    Bjs

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: